segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

As filosofias do Raul


 

Tem 5 anos, e quer saber a origem de TUDO, TUDO e TUDO. Não se contenta com uma resposta fácil. 

“-Mãe, porque sim não é resposta!”

Além de não perceber porque é que tem que fazer xixi todas as noites antes de ir para a cama e dizer que fica entediado á noite porque tem que ficar na cama e não pode brincar na sala, ontem depois do banho, fez, mais uma vez, uma enxurrada de perguntas:

“- Mãe de onde vem o ar?” Eu ainda nem tinha acabado de tentar explicar uma espécie de fotossíntese, lá vem outra:

 “- Mãe, e a água, de onde vem?” – Lá me lembrei dos ensinamentos do ciclo da água do meu celebre livro : “A gotinha de água” ahahahaha

Mas estas perguntas nem são das mais difíceis. Uma do TOP 5 foi:

 “- Mãe, quando é que isto acaba?

 - O quê?

 - A vida real!

- Depende das pessoas, Raul, cada pessoa tem o seu tempo.”

 Calou-se…Foi a minha sorte! Já não tinha mais discurso :P

“- Mãe, como é que os bébés se vestem dentro da barriga?

-Não se vestem, não precisam de roupa.

- E como vêem?

- Não vêem, Raul, só passado um tempo de nascer.

- Mãe, mas eu não via pelos teus olhos?”

Ou:

“- Como desapareceram os dinossauros? “Um meteorito? O que é isso?”

- Uma pedra que vem do espaço muito grande a arder.

- Como vem a arder,se no céu não há fogo?

- Porque vem tão rápido, tão rápido que fica a arder.

- Mãe, ou se calhar é porque passa no meio do sol.

- Pois, Raul, pode ser..."

“- Mãe de onde vem o papel?

- Do tronco das árvores Raul, da madeira.

- Mas, mãe, as árvores são castanhas…”

“-Os lápis são de carvão, e os lápis de cor, como são feitos?”

“- Mãe, como eram as casas dos homens muito, muito antigos?

- Eram umas grutas.

- O que é isso?

- Uma espécie de buracos nas montanhas.

- Eram cavernas, mãe!”

Pois… é isto! O Raul tem 5 e o Diogo ainda tem 2 anos. O que virá por aí !?!?

PS. Peço desculpa pelas imprecisões histórias e/ou geográficas, mas…  são quase 40 anos e com 2 filhos os meus neurónios já deram o que tinham a dar :p

P.S.2 Eu tinha este livro, com esta capa e muito o utilizei, tenho de ver se ainda existe, para quando ele começar a ler se entreter eheheheheh

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

AVÔ

  Hoje o meu avô faz anos, ou melhor: fazia. Mas há dias que simplesmente não se alteram do calendário. Há muito que não tinha tão present...