segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Escola Primária

 

Em tempo de início de aulas, lembro-me da escola primária.

Na 1ºclasse ia a “reboque” da professora primária que era minha tia (uma situação que para mim sempre foi “uma faca de dois legumes “ ahahhahahha).
Como éramos vizinhas e a escola ficava a dois passos, ia com ela de mão dada. Depois, pr´aí na 2ªclasse, quando ela me vinha chamar, já tinha ido sozinha. Acho que por um lado, tinha “vergonha” de chegar com a professora , e por outro lado, também pesava bastante querer brincar aqueles minutos antes da aula começar (onde se trocavam as “folhinhas” de colecção, se combinavam brincadeiras para o recreio, se escolhiam os companheiros de carteira…)
No tempo de chuva, ia com as galochas amarelas e kispo também amarelo - o da Xana era cor de rosa - e, mais tarde, um verde tropa de carapuço com pelo. Com a mochila às costas e o lanche na lancheira (havia umas da tupperware cor de tijolo e transparentes – que se fossem mal fechadas, lá caía o pão com marmelada ), o leite era sempre o da escola dado à porta da cantina, ás vezes lá nos calhava o pacote de leite estragado LOL. A lancheira, no caminho de casa, dava para guardar mais 1.500 coisas – lembro-me de um género de ervas que ficavam presas à roupa tipo setas (havia no campo em frente).
Lembro-me ainda do Sérgio ter partido um pulso, da Marta ter levado um raspanete por estar de “guarda” e avisar que a professora estava a chegar, de sair mais cedo das aulas na altura dos ensaios para a comunhão, dos magustos, de quando chovia e ficávamos lá dentro no meio da “berraria” e chão escorregadio, de brincar ao “rebenta”, esfolar os joelhos, brincar ao “bom barqueiro”…

Para o que havia de me dar aos 39 anos ehehhehehhe :P

Sem comentários:

Enviar um comentário

AVÔ

  Hoje o meu avô faz anos, ou melhor: fazia. Mas há dias que simplesmente não se alteram do calendário. Há muito que não tinha tão present...